Após um hiato iniciado no último 1 Q’anil (8 de Agosto de 2024), a nova versão de https://oxlajujqanil.net está pronta!
Seu relançamento, hoje (6 de Novembro de 2024, 13 Tijax), coincide com a data de lançamento original do blog/site (13 Tijax em língua Maya K’iche’, ou 13 Etz’nab’ em Maya Yukateko).
No ar desde 13.0.8.7.18 13 Etz’nab’ 16 Pop (16 de Abril de 2021), este dia de relançamento representa formalmente um ciclo completo de 1.300 dias de vida do blog, ou 5 ciclos de 260 dias (duração do calendário ritual maya/mesoamericano).
Desde aquele 13 Tijax inicial do site, até o último 1 Q’anil, que marcou o início deste breve hiato, o blog foi baseado na plataforma de software livre mais conhecida e utilizada mundialmente: o WordPress. Ainda que o WordPress tenha cumprido bem sua função, a maior exposição e vulnerabilidade de seus sites é fato notório. Já há algum tempo, portanto, uma migração do blog (aposentando o WordPress) era planejada.
Qual seria a melhor alternativa para executar esta migração? Alguma baseada em software livre, com certeza! Dentro das alternativas que cumprem este requisito, não há necessariamente “a melhor alternativa”, entretanto. Isto pode (e deve) variar de caso a caso, a depender das finalidades e das preferências pessoais. A Magia Soft não só desenvolveu e colocou no ar esta nova versão do blog, como está pronta para auxiliar quaisquer pessoas interessadas em ter um blog e/ou site personalizado(s).
A alternativa escolhida no momento foi o projeto Fuwari, um template (modelo) de blog estático responsivo (que se adapta ao tamanho das telas de computadores E celulares) feito com Astro e Tailwind CSS. Sendo uma alternativa estática (que não depende de servidores de banco de dados, por exemplo, como o WordPress), esta plataforma dá mais robustez e segurança ao blog, considerando que a finalidade de OxlajujQanil.NET é devidamente atendida ao mesmo tempo em que reduz potenciais brechas de segurança, além de fornecer uma aparência, interface e design mais modernos e adaptáveis.
Usando Fuwari a partir de agora, os posts são feitos a partir da linguagem de marcação Markdown, podendo também utilizar código HTML diretamente. Os posts publicados até o hiato foram salvos e convertidos, do formato do banco de dados do WordPress para Markdown, e logo configurados e adaptados para serem publicados aqui, mantendo seus conteúdos e metadados.
Até aqui, foram mais de 30 (trinta) publicações (entre textos, poesias e ensaios) em menos de 3 (três) anos e meio, a maioria inéditas.
Aproveitando a ocasião, este ato de relançamento inclui a publicação de um texto escrito originalmente há 8 anos (Além do Halloween: os calendáriul colonizado de todos nozes), sobre temas recorrentes, e logo novos conteúdos virão.
Que os próximos 1.300 dias possam ser tão ou mais produtivos!
Laroyê, Maltyox!